A fábulo do bolo

A incrível fábula do capitalismo

Um planeta chamado capitalismo era habitado por duas espécies: a dos macacos, donos dos fogões e dos ingredientes, e a dos homens, que cozinhavam o bolo de riqueza. Desse bolo vinham os novos fogões, ingredientes e todos os produtos daquele planeta.

Os macacos diziam que da forma como as coisas iam o bolo cresceria mais e mais, e que futuramente os homens comeriam mais bolo, de inimagináveis sabores. O bolo crescia rápido, bem como a quantidade de sabores, é verdade. Mas também era verdade que era infinitamente maior o número de cozinheiros do que de donos de fogão; que o conjunto dos macacos comia mais do que o conjunto dos homens, e que cada macaco comia absurdamente mais do que cada homem: estes morriam de fome, aqueles de indigestão.

O macacos se consideravam superiores, a evolução dos homens. Estes insistiam em cometer atrocidades – em geral contra si próprios – na disputa pelas migalhas do bolo. Os homens por sua vez se consideravam superiores uns aos outros (de forma quase que proporcional ao seu consumo de migalhas), e sonhavam em serem macacos.

Mas eis que um dia o planeta foi visitado pelo futuro, que avisou que o homem era na verdade a evolução do macaco, e que no dia em que a divisão mais justa do bolo fosse mais importante do que seu tamanho ou novos sabores ninguém mais comeria menos do que um pedaço decente. Os macacos ficaram preocupadíssimos com o aviso do indesejável visitante e com a possibilidade de terem que dividir suas fatias, mas logo se tranqüilizaram ao ver que os homens, disputando migalhas, nem ouviram o que falara o futuro. Logo todos se esqueceriam do ocorrido… Ou melhor, quase todos.

Moral da história: escrevo depois, agora preciso comer bolo

 


inspiração: Delfim gordinho, comeu bastante

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: