Vassalagem

Adaptei a imagem acima, que apresentava os deveres do suserano e do vassalo da época feudal, para a época moderna.

A sociedade moderna constitui uma extensa cadeia de suserania e vassalagem cortada no meio por uma linha: abaixo dela trabalha-se para se viver; acima não é preciso. A cadeia aprisiona a todos, e só é aceitável porque os individuos querem subir nela, como um escravo que se torna dono de escravos. Mas tambem há quem se recuse a aceitá-la.

Cito o sub-comandante Marcos:

“Há quem se conforma em ser mais um número na gigantesca bolsa do poder. Há quem se conforma em ser escravo. Com cinismo, caminha a escala horizontal de escravo que também é senhor de outros escravos. Em troca de viver mal e das migalhas que o poder outorga a quem se venda, se conforme, se renda. Em qualquer parte do mundo , há escravos que se dizem felizes por serem escravos. Em qualquer parte do mundo, há homens e mulheres que deixam de ser humanos e ocupam seu lugar no gigantesco mercado de dignidades.
Mas há quem não se conforme, há quem decida ser incômodo, há quem não se venda, há quem não se renda. Há, no mundo todo, quem se recuse a ser aniquilado nessa guerra. Há quem decida lutar.”

(Trecho de um discurso do sub-comandante Marcos, do Exército Zapatista de Libertação Nacional, presente no documentário: “Marcos, aqui estamos”)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: